Citrus aurantium var. dulcis – Citrus sinensisAromacologia: “Óleo Essencial das crianças”Seu aroma traz leveza ao ambiente, estimulando a alegria de viver e a autoconfiança.

Purificador ambiental, limpa atmosferas viciadas.Traz alegria para os ambientes, combate inquietude, nervosismo, ansiedade e tristeza. Relaxa e acalma agitação infantil.Difundir Óleo Essencial de laranja antes de adormecer ajuda o desprendimento de preocupações cotidianas e conduz a um sono profundo e reparador.

Família: Rutaceae.Etimologia: provém do vocábulo árabe narandj. Foi introduzida no mediterrâneo pelos portugueses no século XV. No século XVI chega a América do Norte, onde adquire, no século posterior, uma grande importância industrial. Existem diferentes espécies de laranja, sendo a duas espécies mais encontradas no mercado internacional a laranja pera (Citrus aurantium var. dulcis – Citrus sinensis) e a laranja amarga ou laranja da terra (Citrus aurantium var. amara; Citrus bigaradia). As indicações terapêuticas são similares com pequenas diferenciações.Sinônimos populares: laranja pera.Origem: sudeste da Ásia, Indochina, sul da China e Índia.Parte da planta utilizada: casca.Forma de extração: prensagem a frio.Rendimento: 100Kg de cascas frescas do fruto maduro – 1/2Kg de Óleo Essencial. O Brasil é o maior produtor de Óleo Essencial de laranja doce.Propriedades terapêuticas e principais indicações:Diurético, drena a linfa, útil em tratamentos de redução de edemas e celulite.Antiespasmódico (cólicas intestinais e espasmos digestivos).Digestivo (gases, prisão de ventre e má-digestão). Ansiolítico, equilibra o apetite via hipotálamo (falta de apetite, anorexia).Calmante cardíaco, acalma o mal-estar cardíaco ocasionado pela tensão nervosa, alivia a tensão em consultórios odontológicos. Bom para aromatizar salas de espera de dentistas.Relaxante do sistema nervoso, acalma a agitação infantil, insônia.Hipotensor leve.Combate o nervosismo e a insônia, trata hiperatividade e bipolaridade.Hidratante da pele.Toxicidade: fotossensível.Contraindicações: não expor-se ao sol até 6h após seu uso.Fricção para adormecer: pingue 15 gotas de Óleo Essencial de laranja doce em 15ml de Óleo Vegetal. Com esta sinergia, massageie a região do peito. Pode-se também pingar 10 gotas de Óleo Essencial de laranja doce em 10 ml de Óleo Vegetal e friccionar a coluna vertebral ou 5 gotas na planta de cada pé e friccioná-los;Para acalmar e estimular a alegria de viver relaxadamente: pingue 3 gotas de Óleo Essencial de laranja doce no colar aromático individual.Fonte: http://terra-flor.com/blog_ler.php?post=184#aromaterapia #oleosessenciais #maternidade #maternagem #vidademae #shantala #massagemdobebe #mamain #maeebebe