Massagem infantil

Shantala, quando devo fazer?

Muita gente me pergunta quando deve começar a praticar a Shantala e até que idade pode ou deve continuar fazendo a massagem.

Recomenda-se iniciar a Shantala depois que o bebê completa um mês, pois nessa idade ele já regula melhor a temperatura corporal e já passa mais tempo acordado entre uma mamada e outra. Além disso, mãe e bebê já estão mais adaptados à nova vida nesse momento.
Porém, seria um grande desperdício o bebê passar um mês todo sem receber algum tipo de toque carinhoso depois de uma vida toda sendo tocado no corpo inteirinho dentro do útero.
Aproveite cada minuto em que o bebê está tranquilo para tocar seu corpo leve e intuitivamente no início da vida. 
E tem um limite? Não. Você pode massagear o seu bebê enquanto os dois sentirem prazer nessa troca. O ideal é massagear o bebê diariamente pelo menos até os seis meses. É altamente recomendado que estenda essa prática até os dois anos.
A medida que os bebês vão crescendo, é normal que, mesmo as famílias mais disciplinadas, acabem abandonando o hábito e a rotina da Shantala. O bebê fica mais ativo, nossa rotina vai ficando cada vez mais cheia, mas é importante lembrar do valor e dos benefícios do toque afetuoso, do poder da cura através das mãos, independente da idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *